quarta-feira, 1 de outubro de 2008

História do Drift

Drift_by_ilPoli

Um pouco sobre a historia do Drift...

Olá pessoal, para iniciar a parceria dá D-Spec Team com o Complexo GT vamos contar aqui um pouco sobre a historia do Drift.

Bom , ao contrário do que muitos pensam, esse estilo não começou nas montanhas japonesas, e sim nos estágios do mundial de Rally de velocidade nos anos 70. Nessa época o que importava era apenas velocidade, já que essa era a maneira mais eficiente para andar rápido pelas estradas de terra foi adotada por esses pilotos.
Enquanto isso no outro lado do mundo, o piloto japonês, Kunimitsu Takahashi (da “All Japan Touring Car Championship Races), ficou famoso ao entrar no ápice da curva (“Apex” ou ponto de tangencia é o ponto onde o carro esta mais perto da linha interna da curva) em alta velocidade e derrapando, conseguindo logo após, sair da curva com mais velocidade que o normal. Esta técnica lhe rendeu diversos campeonatos e uma legião de fãs que deram inicio ao drift japonês.

Um corredor de rua chamado Keiichi Tsuchiya ( hoje conhecido como DK, Drift King) ficou particularmente interessado no drift de Takahashi. Tsuchiya começou a praticar suas técnicas de drift nas montanhas do Japão, e rapidamente ganhou uma grande reputação. Em 1977, uma revista muito popular de tuning e carros concordou em produzir um vídeo sobre as habilidades de Tsuchiya. Esse vídeo, conhecido como pluspy, se tornou um viciante e inspirou milhares de corredores profissionais de drift que correm nos circuitos actualmente. Em 1988, o director chefe da Option magazine Daijiro Inada, ajudou a organizar o primeiro torneio especializado em drifting, hoje em dia o drift é muito popular em todo mundo e tem até um campeonato próprio , o D1 Grand Prix (que é realizado no Japão e nos EUA).

O drift começou a ganhar uma maior popularidade pelo mundo após o lançamento do 7 jogo da serie Need for Speed, o Need for Speed: Underground (desenvolvido pela EA Black Box e publicado pela Electronic Arts em 2003), mas foi com o lançamento do filme The Fast and the Furious: Tokyo Drift (sequência da série automobilística The Fast and the Furious e
2 Fast 2 Furious ) em 2006 que o drift virou mania mundial.

Drift No Brasil

No Brasil, ainda não existem eventos desse tipo, mas está previsto para o começo de 2009 o primeiro Campeonato Brasileiro de Drifting. O evento será coordenado pelo piloto Rogerio Fujiwaka, da SPL Project Drift, com alguns outros parceiros.

(Texto: Felipe Generoso, D-Spec Team)

E para finalizar um video feito pelo nosso grande piloto Rick, que também está começando a dar suas escorregadas nesta area, com um belo carro em varias pistas do jogo.


5 comentários:

Anônimo disse...

Viglio, ficou muito bacana essa matéria sobre a história do drift!só o video q é meio pereba, rsss

Thiago Carline disse...

Boa Rick. Tá indo beem no Drift. Em Dezembro teremos no site GTBR, o Desafio de Férias, e advinha só, será Drift. 1ª Etapa começa 1º de Dezembro espero ver vc por lá. Abraços

victor hugo disse...

oi gostei muito da materia valeu

DaN disse...

epa epa .. pessoal matéria ótima ..
mas o video naum fiko bom naum carro 4x4 ??
verdadeiro drift é aquele em q o carro é tração traseira e o motor
na dianteira :D faz outro video ?? plz '-' quero ver como tu ta...

Anônimo disse...

Rick eu sou um menino (meu nome e Áquila) que entro no seu blog direto mais ate hj n falei nd sou fã do seu blog e muito bom essas materias e paginas sobre drift.
Eu jogo gran turismo 4 a uns 2 anos mais o menos (ate hj n zerei kkkk ) mais eu com o tempo descubri que dava pra fazer drift no gt4 coisa que eu pensava que era impossivel pois os carros n rodava a roda de traz sem ajeita o driving aids entao depois dai fui tentando fui tentando e fui tentando e hj eu tenho vamos se dizer de 100% sou 75% acho que se vcs vissem um video meu ses gostariam mais sou seu fã e fã do seu blog muito bom mais eu so n achei muito bom e que eu sou acostumado a dar drift com carros tração FR mais n liga proque eu falei do seu video n suahusahsauh boa driftada.